Janeiro Branco | Júlia Rocha

por Interact Club de Curvelo

A importância desse mês, muitas vezes esquecido, na atualidade

 

“O ano só começa depois do carnaval”. Já ouvimos muito essa afirmação durante nossa vida, porém, se Fevereiro é mês de festa, Janeiro é mês de que? O muitas vezes esquecido: Janeiro branco. O mês sobre a conscientização sobre saúde mental, e um tema assim necessita tomar seu lugar aos holofotes do Repórter por um dia! Segundo um estudo divulgado pela revista “Veja”, 86% dos brasileiros sofrem algum tipo de transtorno mental. Ou seja, aproximadamente 182.836 milhões de pessoas no Brasil têm a saúde mental fragilizada. As estatísticas alarmantes só nos preocupam, e causam o interesse em procurar por medidas preventivas e de tratamento. E pra você que acha que cuidados com a saúde mental é coisa de que tem bastante dinheiro, esse artigo é pra você!

 

Janeiro, o ano começando e a vida se torna uma folha em branco, pronta para ser preenchida com historias. E essa é a perfeita oportunidade para embarcar em uma nova narrativa, o truque é se dar uma chance. Não é fácil admitir uma vulnerabilidade. E tratá-la? É uma verdadeira montanha russa. E esse mês vem com tudo, aproveitando o branco que você já ousou no réveillon para iniciar uma jornada de auto cuidado para começar o ano com o pé direito!

 

Existe até o site do Janeiro Branco, onde você pode encontrar palestras, oficinas, rodas de conversa e muitas outras ações gratuitas! E se você entendeu que precisa de ajuda, não dispense um psicólogo, e mesmo que pareça um serviço elitizado, sempre se pode procurar atendimento em CAPs por todo o país. Atualmente, nem precisamos sair de casa para buscar esse suporte, já que muitos profissionais atentem online, e essa também é uma ótima opção para os tímidos de plantão!

 

Além de tudo isso, dedique um tempo para cuidar de você. Tratamentos não convencionais podem ajudar muito, o que importa é achar algo que funcione para você. Gosta de escrever músicas? Bota o sentimento pra fora! Gosta de praticar esportes? Corre atrás da endorfina! É da galera que pinta o cabelo quando ta triste/ feliz/ com raiva/ respirando? Só cuidado com o corte químico!

 

E se liga! Se você tá vendo que alguém próximo a você não está bem, não fique parado. É possível implantar um “40 segundos de ação” com essa pessoa. Como funciona? É simples! Converse, pergunte como a pessoa está (até porque numa pandemia ninguém está 100% bem), compartilhe conteúdo sobre saúde mental, mande mensagens dizendo o quanto essa pessoa é importante e se faça presente. Nós podemos ajudar muito demonstrando interesse, sendo gentis e dando o nosso melhor. Dar um bom dia pode mudar o dia de alguém. E de ação em ação, contribuímos para a comunidade e para o Janeiro Branco.

Localizar site dos clubes